O Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, deverá este ano estabelecer um número limite de visitantes por dia, no sentido da sua salvaguarda, disse à Lusa o director do IGESPAR, Elísio Summavielle, este sábado, quando se assinala o Dia internacional dos Monumentos e Sítios, sob o mote «Património e Ciência».
O director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) explicou que «a sobrecarga excessiva de visitantes pode condicionar a conservação do monumento» e, nesse sentido, «estão a ser estudados critérios que limitarão o número de visitantes». A medida não é inédita e tem sido posta em prática noutro países europeus, designadamente em Espanha no Alhambra, em Granada, e nas Grutas do Altamira (arredores de Santander), ou em França, nas grutas de Lascaux (na Dordogne). Elísio Summavielle disse que os meses de Verão são os de maior afluência e que «se deve acautelar o monumento».
Recorde-se que o Mosteiro dos Jerónimos ultrapassou o ano passado o milhão de visitantes, número que não é partilhado pela vizinha Torre de Belém, apesar de o bilhete ser conjunto.
«Na Torre há outros condicionalismos e mesmo assim vê-se por vezes filas à entrada», disse o responsável. Uma situação que pretende ultrapassar, «estando em estudo um projecto para melhorar as condições de acesso do visitantes, incluindo instalações sanitárias e até uma loja», adiantou.
O Mosteiro dos Jerónimos, na zona de Belém, foi mandado construir por D. Manuel I e é, desde Julho de 2007, Património da Humanidade. O Mosteiro constitui um núcleo monumental com a Torre de Belém e a Ermida de S. Jerónimo.
Fonte:diario.iol.pt/sociedade/mosteiro-jeronimos-lisboa-monumentos-patrimonio-tvi24/1057861-4071.html
Recurso de informação
Poesia
Blogs de proximidade